Entenda o I.M.C

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida internacional que permite avaliar se uma pessoa tem o peso ideal ou se está acima ou abaixo dele.

O IMC é calculado dividindo o peso do indivíduo pela sua altura ao quadrado, em metros.

Peso*
Digite somente seu peso
Altura*
Digite sua altura EX: 1.60
Seu IMC é :

Até então a Obesidade vem sendo diagnosticada utilizando-se o IMC (Índice de Massa Corpórea), calculada dividindo-se o peso pelo quadrado da altura, onde considera-se sobrepeso quando este índice é maior que 25 e obesidade quando maior que 30.

Este Índice pode servir para a maior parte das pessoas, mas não para todas, pois não leva em consideração a composição corporal do indivíduo. Um fisiculturista por exemplo poderia ser considerado obeso ao utilizar este método.

As novas diretrizes, apoiadas pela revista científica The Lancet Diabetes & Endocrinology Commission propõem critérios diagnósticos mais abrangentes. Nestes novos critérios são utilizados circunferência abdominal, razão cintura quadril e análise do percentual de gordura corporal.

O documento considera que a obesidade pode se apresentar de duas formas:

  1. A pré clínica, onde ainda não há manifestação da doença e nem alteração nos exames, mas com risco elevado para surgimento delas.

  2. A clínica, com base na presença de disfunções orgânicas como Hipertensão Arterial, Diabetes, Esteatose Hepática (ou gordura no fígado), Hipercolesterolemia, Hipertriglicedemia, Apneia do Sono entre outros.

Lembrando ainda que a obesidade está relacionada há um aumento de risco para alguns tipos de câncer, como o de mama, e problemas ortopédicos e na vesícula biliar, além de poder interferir na autoestima da pessoa.

Procure ajuda, dê o primeiro passo, agende uma consulta.